Luciana Roxo é Doutora e Mestre em comunicação social pelo Programa de Pós Graduação da PUC Rio.
Dissertação de mestrado: "Mulheres no Facebook: um olhar sobre a sociabilidade e a exposição feminina em uma conversação em rede" (2013). Orientação: Profa Angeluccia Habert.
Tese de doutorado: "Com a palavra, os leitores: uma análise da conversação em rede sobre o jornalismo nas mídias sociais" (202). Orientação: Prof. Leonel Azevedo de Aguiar. Eleita a melhor tese do PPGCOM da PUC do RJ de 2020 por uma comissão externa de doutores e foi indicada aos prêmios Compós e Capes 2021.
Pesquisadora do grupo Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq) e docente de graduação e pós-graduação nas áreas de jornalismo, publicidade, comunicação e cultura digital, mídias sociais e marketing.
Campo de estudo e pesquisa: Jornalismo, Comunicação e Cultura Digital, Novas mídias, Interações Digitais, Desinformação.
Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Estudos da Mídia e Coordenadora da pós graduação em Jornalismo Digital do Centro Universitário UniCarioca onde é professora adjunta desde 2017.
Jornalista com especialização em marketing, atuou por 25 anos no mercado corporativo nas áreas de comunicação digital, produção editorial, organização de eventos, endomarketing e comunicação corporativa em grandes empresas, tais como Grupo Abril e Oi.